Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar - FCI

Em maio de 1994 o Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física e Química de São Carlos, foi dividido em: Departamento de Física e Informática (FFI) e Departamento de Física e Ciências Materiais (FCM), constituindo o que hoje é o Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

O Departamento de Física e Informática (FFI), em 8 de Março de 2014 (Resolução USP 6758/2014), passou a ser denominado Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar (FCI) e está organizado em Grupos de Pesquisa que nucleiam docentes e desenvolvem diversas linhas de pesquisa, compartilhando laboratórios, apoio técnico e administrativo.

Apresentando os grupos de pesquisa do FCI:

Biofísica Molecular "Sérgio Mascarenhas" (BIO);

Biotecnologia Molecular (BM);

Cristalografia (GC);

Espectroscopia de Sólidos (ES);

Física Teórica (FT);

Filmes Finos (FF);

Física Computacional e Instrumentação Aplicada (FCIA);

Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNANO);

Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo (RMN).

Como parte integrante de nosso Departamento contamos com a colaboração de docentes aposentados que mantêm suas atividades acadêmicas de pesquisa, orientação e docência.

As atividades desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa no decorrer dos anos são abordadas nos Relatórios Anuais de Atividades do Departamento, organizado pela Chefia e apreciado pelo Conselho Departamental.

Relatório de Atividades 2015 (atual)
Relatórios anteriores

Ao longo de sua história, e de forma gradual e consistente, o FCI tem demonstrado sua opção departamental por um projeto acadêmico incluindo um grande número de atividades interdisciplinares, como o comprova nossa liderança em diversas áreas de atuação em pesquisa, incluindo Físicos Teóricos com atuação em Física da Matéria Condensada, Física Biológica, Cosmologia; Físicos Experimentais com atuação em Ressonância Magnética Nuclear, Ótica e Espectroscopia de Sólidos, Biotecnologia Molecular; Engenheiros com atividades em Física Computacional e Computação Biológica; e Bioquímicos com atuação em Estrutura de Proteínas e Planejamento de Fármacos e Vacinas; também desenvolvemos pesquisas em História da Física, Ensino de Física e Ensino de Ciências.

Dentre o corpo docente, parte dos pesquisadores realizam atividades simultâneas ao RDIDP decorrente de Convênios, Acordos, Protocolos de Cooperação e/ou Prestação de Serviços, cujas atividades são relatadas e avaliadas anualmente pela Chefia e Conselho Departamental.

RELATÓRIO ANUAL – Docentes FCI credenciados na CERT 2015 (atual)
Relatórios CERT anteriores

O aspecto de maior destaque em nosso Departamento talvez seja seu compromisso com a interdisciplinaridade. O corpo docente do FCI conta com a participação, de físicos, engenheiros, químicos, biólogos, bioquímicos e agrônomos, o que tem permitido o desenvolvimento de linhas de pesquisa nas interfaces entre a Física e a Biologia, Medicina, Informática, Ciência dos Materiais e Divulgação de Ciências. Esta característica reflete bem as tendências mundiais que buscam uma maior integração entre as disciplinas.

A missão do FCI é a formação de recursos humanos em níveis de graduação (bacharelado e licenciatura) e pós-graduação, e o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nas áreas de Física da Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular, Física Matemática e Termodinâmica, Cosmologia, Astrofísica de Partículas, Física Computacional e Instrumentação, Neurobiofísica, Biofísica Molecular, Cristalografia Estrutural, Biotecnologia Molecular, Ciências Biomoleculares e Planejamento Racional de Fármacos e Vacinas, Espectroscopias Ópticas, Filmes Finos, Ressonâncias Magnéticas e Imagens por RMN, Computação Quântiva, Optica Ensino de Física e de Ciências.

Chefe Departamento: Prof. Dr. Igor Polikarpov
mandato: 16-2-2016 a 15-2-2018