Olimpíada Brasileira de Física

olimpiada_pgatividades.jpg

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio e da última série do ensino fundamental. Este programa teve início em 1999.

Por meio da OBF, e com a coolaboração do Instituto de  Física de São Carlos, a SBF elaborou um modelo para usar as olimpíadas intelectuais como incentivadores, despertando e estimulando o interesse pela Física, e também para melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino médio, nosso ensino com o de outros países.

O projeto OBF tem entre suas ações:

O estabelecimento de uma Secretaria localizado na sede da SBF, em São Paulo, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os Coordenadores Estaduais;

Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes, professores e escolas através da revista A Física na Escola, do portal da Internet e de cartazes e folhetos que são enviados a todas as escolas e professores cadastrados.