CePOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica
voltar


cepof.ifsc.usp.br

O CePOF se baseia em um tripé constituído por Pesquisa Básica, Inovação e Difusão. Contando com a colaboração de quase duzentos pesquisadores de todo o país, das mais variadas formações e especializações, o Centro atualmente trata de três grandes temas, que são Física Atômica, Molecular e Óptica (AMO), Materiais Fotônicos, Biofotônica e Plasmônica.
Ademais, o Centro mantém onze parcerias de pesquisa com várias escolas de odontologia, medicina e veterinária, buscando material para pesquisa e tratamento de várias patologias.

As missões do CePOF são:

Desenvolver pesquisa multidisciplinar básica e aplicada, integrando especialistas de diferentes áreas (Física, Química, Engenharia e Ciências Médicas) para explorar novas aplicações para Óptica e Fotônica;

Disseminar Óptica e Fotônica para o público em geral, promovendo a ciência para todos os níveis educacionais, sem restrições;

Promover inovação na indústria através de transferência de tecnologia, incubação de empresas, educação continuada e programas de treinamento.

 

Semóptica

semoptica_pgatividades.jpg

O principal objetivo deste projeto é difundir a Óptica e suas tecnologias para o público em geral, para os estudantes e pesquisadores, através de seminários, exposições e palestras especiais, combinados para difundir a ciência e para complementar a educação dos estudantes. A Semóptica também tem o intuito de mostrar à sociedade brasileira as pesquisas desenvolvidas pelo CePOF.

Cinco tipos de atividades são desenvolvidos todo ano na Semóptica: palestras com demonstrações para alunos de ensino médio, palestras sobre novas tendências e aplicações de Óptica para profissionais em geral, palestras especiais para alunos da graduação, debate sobre tecnologias e visita aos laboratórios.

A Semóptica acontece desde 1995, reunindo em média 3.000 participantes cada ano. As exposições ocorrem todos os anos no Shopping Iguatemi – São Carlos. Durante uma semana, os pesquisadores, engenheiros e estudantes do CePOF/IFSC/USP dedicam seu tempo afim de divulgar a Óptica para o público. As atividades ocorrem no campus da Universidade, o que é uma boa oportunidade para os futuros alunos se familiarizarem com o ambiente universitário.

 

A USP vai à sua escola

uspescola_pgatividades.jpg

O programa “A USP vai à sua escola” foi idealizado pelo CEPOF, em parceria com o Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto de Biologia da USP de São Paulo.

O objetivo é contribuir com a missão de inclusão social e auxiliar na capacitação de professores de São Carlos e região, a fim de que se tornem multiplicadores da difusão científica. O programa consiste em levar ciências até estudantes da rede pública de ensino, por meio de kits educacionais interativos e DVDs a serem apresentados às escolas por monitores do IFSC. As principais áreas abordadas são as de Óptica (cores, lasers, ilusão de óptica, hologramas, átomos, fluorescência) e Biologia (células, genoma, células tronco, fisiologia do corpo humano).

 


Canal 20 NET

canal25net_pgatividades.jpg

Os estudantes brasileiros e o público em geral passam mais do que oito horas por dia em frente à TV. Os estudantes de ensino médio passam mais tempo em frente à TV do que na Internet. Por isso, a televisão é um ótimo mecanismo para difundir a ciência em geral.

O objetivo deste projeto é disseminar a Óptica e suas tecnologias para o público em geral, incluindo estudantes, através do canal de televisão que o CePOF mantém. Cerca de trinta horas são transmitidas por semana diretamente do Centro à população, com uma diversidade de títulos que agradam todos os tipos de público.

De acordo com os relatórios da NET, a audiência deste canal corresponde a cerca de 13% de todo o público que recebe os canais a cabo. Isso significa um número diário de cerca de 6 mil pessoas recebendo os programas.

Entre os programas de sucesso, destacamos: Na trilha dos cientistas, Vida & Ciência, Nossa Gente, Conhecendo São Carlos, e Maravilhoso Mundo Quântico.