CMDMC - Centro Multidisciplinar para Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos

O Centro Multidisciplinar para Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) é um centro integrado de pesquisa científica e tecnológica financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e que tem como foco principal o desenvolvimento de novos materiais inorgânicos e de novas tecnologias de síntese e processamento.

A característica mais importante desse centro é a multiplicidade de suas missões. Além da missão primordial de desenvolver pesquisa em materiais cerâmicos, básica ou voltada para a inovação, focalizada em objetivos específicos, o centro tem como missão não menos importante desenvolver mecanismos efetivos de transferência de conhecimento para a sociedade.

Entre os aspectos inovadores do Centro salienta-se o componente educacional, em todos os níveis, de sua missão. Além de desenvolver os programas de iniciação científica e de pós-graduação, vinculados a programas de renome como IQ-UNESP-Araraquara, DQ-UFSCar, IFSC-USP-São Carlos, DF-UFSCar, DEMa-UFSCar e IPEN, cabe também ao CMDMC realizar atividades de extensão na área de educação básica, tais como iniciação científica para alunos e professores de segundo grau, treinamento de professores e cursos de difusão científica.

Assim, dentre seus projetos de extensão universitária de tradição e destaque, citamos:

Um dia de universitário

extensao-cepof_clip_image002_0000

“Um dia de universitário” é um evento que ocorre no IFSC desde 2003, com o objetivo de aproximar os alunos do ensino médio da pesquisa científica e incentivá-los a ingressar no ensino superior. Durante um dia os estudantes realizam atividades como universitários da USP. Começam com uma aula diferenciada pela manhã, almoçam no restaurante universitário e, no período da tarde, visitam a biblioteca e laboratórios do IFSC. A atividade também conta com alunos da graduação do IFSC na orientação dos alunos visitantes.

Aproximadamente 1.000 estudantes do ensino médio de 15 municípios distintos do interior do estado de São Paulo participaram do projeto Um dia de Universitário até 2008. As cidades mais distantes estão localizadas a mais de 250km de São Carlos.

Atividade de Investigação Científica

Os objetivos do projeto Atividade de Investigação Científica (AIC) são desenvolver com alunos do ensino médio pesquisa em ciência dos materiais, de modo que possam aprender a metodologia científica e compreender o processo de construção do conhecimento. A AIC teve início em 2006 no CMDMC como uma atividade de ensino e difusão deste grupo e do INCT de Materiais em Nanotecnologia.

Cada AIC tem o tema definido pelo coordenador do projeto e duração mínima de 12 meses. Os estudantes freqüentam semanalmente o grupo de pesquisa para a realização de estudos, de experimentos, de análise dos resultados, confecção de relatórios e elaboração de palestras. Os alunos depois realizam palestras no IFSC e em sua escola.

Sete alunos concluíram o projeto desde 2006, sendo que cinco deles ingressaram em universidades públicas. Em 2009, seis alunos realizavam pesquisas no grupo CMDMC, dois de São Carlos e quatro da Escola Estadual Adolpho Thomas de Aquino, da cidade de Motuca, a cerca de 75km de São Carlos