Logotipos USP

LOGOTIPO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Versão original do logotipo USP, criado em 1977 pela equipe composta do arquiteto José Carlos de Araújo, pelo programador visual João Delbucio Filho e pela arquiteta Geny Yoshico Uehara.

Recomendações para uso do logotipo USP:

• aplicar o logotipo USP sempre combinado com as palavras Universidade de São Paulo (tipologia Univers)
  • fazer uso do logotipo em todos os materiais institucionais que não usem o brasão, que deve ficar restrito ao uso pela reitoria e pelos órgãos centrais da Universidade
  • não distorcer as proporções do logotipo, não estreitar e nem alargar a imagem
  • tomar cuidado na redução para não comprometer a legibilidade da marca
  • não aplicar qualquer tipo de gradiente, contorno ou efeito gráfico (sombra, por exemplo)
  • evitar "estilizações" do logotipo. Como trata-se de uma marca única não deve-se gerar "alfabetos" ou formas não convencionais de uso
  • o logotipo USP só existe na cor preta e, no caso de fundo escuro, na cor branca, com exceção de selos comemorativos. Recomenda-se não aplicar cores no logotipo
  • utilizar um espaço de segurança e de isolamento visual do logotipo USP
  • em fundos muito coloridos que prejudicam a legibilidade da marca, recomenda-se o uso de reserva (fundo branco ou preto), estabelecida por uma margem de segurança
  • para impressos das unidades e institutos, sugere-se usar o logotipo USP no lado direito e o logotipo/brasão da unidade no lado esquerdo
  • não utilizar o logotipo em conjunto com o brasão
  • não utilizar o logotipo USP como parte de outros símbolos gráficos ou logotipos de instituições ou unidades (quando a unidade quiser integrar o nome USP ao seu nome, utilizar no formato texto e não o logotipo)
  • não utilizar o logotipo USP sobreposto ou integrado a outros desenhos

logo-usp-80anos-400-150               usp-logo-transparente-200-150

Logo USP 80 anos

800 x 600
400 x 300
200 x 150

Logo USP fundo transparente

800 x 600
400 x 300
200 x 150

O arquivo também está disponível para download no site:

REFERÊNCIAS

KRASILCHIK, Myriam (org.). A USP e sua identidade visual. Relatório final da Comissão de estudo da identidade visual e da imagem institucional da USP, São Paulo: 1996.

SOUZA, Sandra. Identidade Visual e imagem institucional da Universidade de São Paulo: diagnóstico e recomendações. Relatório da Comissão de identidade visual do GECOM – Grupo de Gestão da Comunicação da SCS-USP. São Paulo: 2013.

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Manual da marca USP-PRCEU